24 de fevereiro de 2023

O que é Neuroarquitetura? E como ela influencia no nosso dia-a-dia.

Neuroarquitetura, é a ciência que estuda como os ambientes construídos podem impactar na nossa saúde e bem-estar.  A disciplina considera a arquitetura um fator ativo e de grande influência no cérebro humano. Estudos apontam que elementos e padrões de qualquer ambiente físico, podem afetar os usuários a curto, médio e longo prazo. 

Sendo assim, quando colocado em prática o conceito da neuroarquitetura, o mesmo tem a capacidade de impactar nas criações de projetos estratégicos que auxiliam positivamente no comportamento das pessoas. 

Em vista que, a maior parte de nossas vidas está em espaços construídos; casas, escolas, shoppings, local de trabalho e etc. É natural que parte de nossas memórias sempre estejam associadas a ambientes físicos. Com isso, a neuroarquitetura  passa a ser mais variável, e pensar que, além da concepção estética e funcional, deve-se também considerar a capacidade de gerar emoções, memórias e comportamentos pessoais positivamente, influenciando no bem estar cotidiano. 

Como a neuroarquitetura é estudada?

De acordo com estudos feitos de neurociência, através de ressonâncias magnéticas e eletroencefalogramas, identificam que certos elementos da arquitetura, tais como: cores, texturas e iluminação, geram gatilhos em diferentes regiões do cérebro, que podem causar uma liberação maior de substâncias químicas, como hormônios e neurotransmissores, expressões genéticas, produção de proteínas e RNA, causando alterações no estado mental, emocional e comportamental.  

Todos esses processos mentais, ocorrem em níveis inconsistentes , sendo assim, os estímulos que são produzidos por um certo ambiente podem afetar o usuário sem que ao menos ele perceba. 

História da neuroarquitetura

Em 1990, após grandes pesquisas e descobertas realizadas pelos grandes profissionais, Fred Gage (neurocientista) e John Paul Eberhard (arquiteto), surgiu-se o termo neuroarquitetura. Juntos, foram capazes de concluir que ambientes tem um grande poder de transformar certas capacidades e sensações cognitivas do cérebro humano. 

Apesar das descobertas, o termo só foi oficializado em 2003, depois que Gage e Eberhard fundaram a Academy of Neuroscience and Architecture – em San Diego, California. 

Premissas do projeto de neuroarquitetura

A primeira, refere-se às pessoas que vão utilizar o ambiente, ou seja, qual será o público alvo? Cada pessoa possui uma percepção única. Essa percepção é influenciada por sua genética, cultura e experiências.  Desta forma, cada pessoa tem a sua própria percepção, mas existem certos padrões que devem ser considerados no processo do projeto. É importante entender para quem aquele projeto se aplica, tendo em vista que, determinadas características de um ambiente podem influenciar reações distintas entre grupos diferentes ou individuais.

Segunda premissa, é o objetivo da neuroarquitetura em um determinado projeto. É de extrema importância entender o que o projetista pretende estimular, para que assim, seja aplicada a neurociência de forma coerente. 

EX: Um espaço que será destinado à criatividade e pensamentos lúdicos, terá suas características distintas de um espaço  de foco e concentração, diferente de um espaço que poderia ser destinado a lazer e relaxamento.

Tempo de exposição se encaixa na terceira premissa. Na lógica, quanto maior for o tempo de exposição, maior será o efeito que o espaço causa no usuário, por isso é tão importante se atentar em ambientes de longa permanência, como: casa e áreas de trabalho, ambientes que automaticamente podem gerar grandes mudanças plásticas no cérebro.

E por fim, precisamos considerar a ética na prática da neuroarquitetura. Como já vimos, todos os ambientes que estamos podem nos influenciar de alguma forma, até mesmo inconsciente , e é de responsabilidade dos profissionais responsáveis (arquitetos) tratar os espaços de maneira que traga um bem estar físico e mental.  

Vamos conhecer algumas das características de ambientes projetados e como elas afetam os usuários. 

Composição: Aqui, abordamos qual será a percepção dos usuários através da composição de um ambiente. Precisamos ressaltar qual a importância da variedade dos espaços utilizados. No ambiente de trabalho, por exemplo, é necessário entender os espaços de descompressão, que irão proporcionar o relaxamento e encontro sociais entre os usuários, tais como, espaços íntimos, que transmitem privacidade e individualidade. 

Visão: Após alguns estudos, foi considerado que 30% do córtex do nosso cérebro é dedicado para o processamento da visão. Sendo subdividida entre áreas  e funções específicas com o reconhecimento de cores, formas, localização, objetos, etc. É importante se atentar na iluminação, a luz natural traz ânimo, melhorando o humor, além de benefício para o conforto lumínico e para o bem estar.

Iluminação artificial, lâmpadas frias: foco e clareza de ideias, ótima opção para escritórios e ambientes de trabalho.

Lâmpadas quentes: Sensação de aconchego e tranquilidade, ótima opção para quartos e sala de espera. 

Cores: Pensando no quanto as cores impactam a atmosfera do ambiente e o sentimento dos usuários, elas têm grande responsabilidade em qualquer tipo de espaço. É ideal conhecer os efeitos causados pelas cores, aplicadas corretamente, que podem gerar uma percepção positiva comportamental nas pessoas. Para isso, é preciso estudar a psicologia das cores.

Abaixo uma pequena lista de cores, tons e seus efeitos:

Tons claros: favorecem a concentração e ampliam os espaços;

Tons vibrantes:  favorecem o pensamento lógico (criatividade);

Branco: transmite paz, amplitude e sabedoria;

Amarelo: associa-se em criatividade, alegria e expertise, mas, seu excesso pode gerar ansiedade;

Azul: harmonia, tranquilidade e calma.

Audição: O sentimento de maior alcance do ser humano. Podendo influenciar nos batimentos cardíacos, ondas cerebrais, respiração e ciclo circadiano, a audição pode detectar efeitos sonoros a quilômetros de distância. Todos esses estímulos estão ligados diretamente ao bem estar dos usuários, podendo causar danos à saúde física e mental.

Tato: Esse é um dos sentimentos mais estimulantes para o cérebro, com certeza não poderia ficar de fora da neuroarquitetura. O responsável pelo projeto deve pensar em toda a ambientação tátil, levando em consideração o mix de texturas e materiais que serão utilizados. Ex: Quando pensamos sobre o piso, eles são frios ou se adaptam a temperatura, ocasionando uma sensação agradável ao pisarmos descalços?

Olfato: O olfato é um sentimento muito importante, que ativa memórias e sensações, que, além disso, reconhece odores agradáveis ou desagradáveis. Sentimento que está conectado com importantes regiões do cérebro como: hipocampo (responsável por memórias), amígdala (responsável por emoções) e hipotálamo ( responsável por controlar a fome).


Abaixo, 3 formas onde a neuroarquitetura é aplicada em projetos corporativos. 

1. Criação de ambientes de descompressão

Grandes empresas e escritórios têm adotado ainda mais neuroarquitetura em seus projetos corporativos. Passaram a criar ambientes de descompressão, ao qual influenciam diretamente no comportamento de seus colaboradores. Assim, começam a se distrair mais e passam a enxergar a empresa com uma visão ainda mais positiva, resultando na gratidão e sensação de pertencimento do time. 

2. Melhorias na acústica 

 É de extrema importância a preocupação com a acústica do ambiente que se vai projetar. O nível dos ruídos tem uma grande capacidade de influenciar na concentração e humor das pessoas. No Brasil, costuma-se usar a Norma Brasileira 10152 que diz respeito ao conforto acústico interno em edificações conforme seu uso. 

3. Intensifique ambientes verdes

Muito mais do que decorar, e sendo um dos pilares fortes da neuroarquitetura, a presença de plantas em qualquer espaço dá a sensação de relaxamento e conforto ao bem-estar, aproximando os usuários ainda mais da natureza. 

Outros exemplos de neuroarquitetura aplicada.

Em edifícios residenciais, a neuroarquitetura pode ser usada para criar ambientes que promovam o conforto, a segurança e a saúde mental dos moradores. Por exemplo, é possível projetar casas com espaços de convivência agradáveis, áreas verdes e luz natural abundante para melhorar o bem-estar das pessoas. Além disso, é possível incorporar tecnologias de automação residencial para tornar a vida mais fácil e conveniente.

Outros exemplos incluem a incorporação de elementos de design que promovam a segurança, como portões eletrônicos, sistemas de segurança para prevenir incêndios e inundações, e iluminação noturna inteligente. Também é possível projetar casas com áreas para atividades físicas e para o descanso, como piscinas e áreas de yoga, para promover a saúde física e mental.

Em suma, a neuroarquitetura oferece uma abordagem interdisciplinar para o design de edifícios residenciais que busca integrar as necessidades humanas e as características do ambiente físico para criar ambientes acolhedores e saudáveis.

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades.

RELACIONADOS

QUEM GOSTOU, TAMBÉM VIU:

17 de outubro, 2024

Como Usar Plantas para Melhorar a Qualidade do Ar em Casa Ler mais

17 de outubro, 2024

Cuidados com o Seu Pet em Apartamentos  Ler mais

16 de setembro, 2024

Cuidando das Plantas Durante o Tempo Seco Ler mais

16 de agosto, 2024

Tirando o mofo: como deixar sua casa sempre fresquinha Ler mais

07 de agosto, 2024

Como é morar em Sorocaba? Um guia definitivo para novos (e antigos) residentes Ler mais

02 de agosto, 2024

Marmitas para a Semana: Dicas para o Preparo e Conservação dos Alimentos Ler mais

22 de julho, 2024

Despesas Fixas e Variáveis: Como Organizar Suas Finanças Pessoais Ler mais

17 de julho, 2024

Equilíbrio trabalho x lazer: Estratégias para manter uma vida saudável no trabalho e em casa. Ler mais

12 de julho, 2024

3 Receitas fáceis para um jantar saudável Ler mais

01 de julho, 2024

Dia mundial da arquitetura: conheça mais sobre a profissão e a origem do dia Ler mais

28 de junho, 2024

Como manter a casa mais quente no inverno: dicas rápidas para não passar frio Ler mais

19 de junho, 2024

Como se preparar para a mudança: dicas indispensáveis para seu deslocamento Ler mais

12 de junho, 2024

O que é consórcio: Entenda de uma vez por todas! Ler mais

05 de junho, 2024

Faça sua festa junina: Prepare o São João mais animado para seus amigos Ler mais

29 de maio, 2024

Faça você mesmo: cozinha mais funcional Ler mais

29 de abril, 2024

Desvendando o FGTS Futuro: Uma Nova Chance para Realizar o Sonho Casa Própria. Ler mais

18 de abril, 2024

A IMPORTÂNCIA DOS CORDÕES QUEBRA-CABEÇA E CORDÃO GIRASSOL: SÍMBOLOS DE CONSCIENTIZAÇÃO E INCLUSÃO. Ler mais

12 de abril, 2024

COMO FAZER UMA HORTA EM SEU APARTAMENTO Ler mais

08 de abril, 2024

GUI COMPLETO PARA ARMOTIZAR SEU FINANCIAMENTO NA CAIXA EM 2024 Ler mais

27 de março, 2024

PLANTAS REPELENTES PARA CULTIVAR EM CASA Ler mais

26 de março, 2024

GUIA PRÁTICO: SAIBA COMO MANTER A CASA LIMPA E ORGANIZADA. Ler mais

19 de março, 2024

Valorização de imóveis: O que é e como calcular? Ler mais

08 de março, 2024

TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA 2024: Inspire-se com as novidades do ano Ler mais

04 de março, 2024

O FGTS Futuro como Aliado na Realização do Sonho da Casa Própria Ler mais

21 de fevereiro, 2024

GUIA PRÁTICO: Como definir seu orçamento para comprar um apartamento. Ler mais

17 de fevereiro, 2024

DICAS ESSENCIAIS PARA O PÓS – CARNVAL: Confira 10 dicas para se recuperar dos dias de folia. Ler mais

07 de fevereiro, 2024

Práticas sustentáveis para o dia-a-dia: Dicas de como reduzir, reciclar e reutilizar. Ler mais

01 de fevereiro, 2024

CARNAVAL 2024: DECORAÇÃO PARA O SEU APARTAMENTO ENTRAR NO CLIMA DE FESTA. Ler mais

29 de janeiro, 2024

VIDA SAUDAVÉL: O porquê de ter uma alimentação saudável? E quais os melhores hábitos? Ler mais

20 de janeiro, 2024

Smart Cities: O QUE SÃO CIDADES INTELIGENTES?  Ler mais

12 de janeiro, 2024

IPTU 2024: CONFIRA NOVOS REAJUSTES E VEJA COMO CALCULAR Ler mais

05 de janeiro, 2024

GUIA PRÁTICO: COMO CRIAR UM ORÇAMENTO EFICIENTE PARA 2024 Ler mais

19 de dezembro, 2023

FÉRIAS EM SOROCABA: CONFIRA LUGARES PARA CONHECER COM A FAMÍLIA Ler mais

13 de dezembro, 2023

DECORAÇÃO NATALINA: CONFIRMA INSPIRAÇÕES PARA DEIXAR SUA DECORAÇÃO RADIANTE Ler mais

28 de novembro, 2023

SUSTENTABILIDADE: SAIBA COMO CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MELHOR Ler mais

21 de novembro, 2023

ENERGIA ELÉTRICA: SAIBA COMO REDUZIR A CONTA E ECONOMIZAR NOS GASTOS. Ler mais

18 de novembro, 2023

CRESCIMENTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL Ler mais

30 de outubro, 2023

DICAS: CONHEÇA ALGUNS PRODUTOS QUE IRÃO FACILITAR A SUA ROTINA. Ler mais

20 de outubro, 2023

SAIBA COMO AVALIAR UM IMÓVEL ANTES DA COMPRA Ler mais

13 de outubro, 2023

Apartamento Decorado: Descubra o porquê é tão importante realizar a visita. Ler mais

06 de outubro, 2023

CONHECEÇA SOROCABA: A Cidade Coração do Flora Ibiti. Ler mais

29 de setembro, 2023

GUIA COMPLETO: Documentos Essenciais para Financiar seu Imóvel. Ler mais

26 de setembro, 2023

ÁREAS DE LAZER: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DE UM CONDOMÍNIO COM SALÃO DE FESTAS. Ler mais

04 de setembro, 2023

Como Utilizar o FGTS para a Compra da Casa Própria Ler mais

31 de agosto, 2023

Subsídio Minha Casa, Minha Vida: O que é e como funciona? Ler mais

21 de agosto, 2023

Quem é MEI pode financiar imóvel? Ler mais

14 de agosto, 2023

Áreas de lazer: bebefícios de clube no seu condomínio Ler mais

09 de agosto, 2023

#MUVdecora: 6 dicas sobre organização que vão transformar a sua casa Ler mais

27 de julho, 2023

O que mudou nas novas regras do MCMV? Ler mais

11 de julho, 2023

MUVdicas: férias escolares 2023 Ler mais

29 de dezembro, 2022

O QUE É BIOFILIA? Entenda todo o conceito e como o termo tem mudado a arquitetura. Ler mais

10 de janeiro, 2023

SAIBA AS TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO PARA 2023. Ler mais
NEWSLETTER
NOVIDADES
MUV.
As melhores ofertas, e-books, dicas, lançamentos e diversas novidades direto no seu e-mail!

Atendimento
via whatsapp

Whatsapp

Simule o seu
Financiamento

Financiamento

Chat
Online

Chat

Atendimento
por email

Email

Ligue agora
11 97389 0914